Logo IFB
ISO 9001

Alguns compostos orgânicos são pobres em minerais essenciais à nutrição vegetal. Nesses casos são adicionados elementos necessários para esse fim. O problema é que os minerais oriundos das fontes viáveis encontradas no mercado são comercializados a um alto preço, tornando os fertilizantes organominerais convencionais bem mais caros.


O processo IFB (patenteado) resultou da pesquisa de solubilização do fósforo diretamente da rocha fosfática tratada com um inoculante biológico associado à matéria orgânica.



Os resultados obtidos são extremamente positivos do ponto de vista agronômico e ambiental, resultando em um adubo que apresenta resultados agronômicos equivalentes aos fertilizantes químico-minerais, mas com custo menor.


Este adubo ainda tem a virtude de agregar matéria orgânica ao solo e de ser quase imune às perdas por lixiviação, fenômeno causado pelas chuvas que carregam elementos caros, tornando-os indisponíveis às culturas e poluindo os cursos de água. Outro benefício é promover o desenvolvimento microbiológico do solo, consequentemente todas as melhorias que essa biomassa proporciona, melhorando a absorção de nutrientes pelas raízes.